Resilire iterum

Resilire iterum

@augusto.mitchell

COLUNA Entre-Vistas

Resilência, segundo o wikipédia, “é conceito emprestado da Física, refere-se à capacidade de um material para retornar ao normal depois de submetido a uma tensão. Na Psicologia, refere-se à habilidade do indivíduo para lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático, entre outros – sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades. Nas organizações, a resiliência se relaciona à reação positiva em um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças estratégicas na pessoa para enfrentar a adversidade.

Manter a imunidade mental é a base para criar resiliência emocional. O indivíduo condiciona a mente a tolerar os pensamentos assustadores e consegue esquivar-se do sofrimento ao entender que a dor fará, inevitavelmente, parte da trajetória da vida.”

Hoje, caminhando pelo Bairro da Pituba, me deparei com essa belíssima imagem e logo saquei o celular e tirei uma foto.

Fazendo uma leitura e analise semiótica e, é claro, poética, percebo a grandeza que há na cena.
Por algum motivo resolveram podar essa árvore. Talvez porque estivesse doente ou seus galhos e folhas caiam com facilidade e certa frequência incomodando a vizinhança. Mas o certo é que ela foi completamente serrada e retirada dali. Restou, no entanto, suas raízes. Ou restaram, como queiram. Mas a mágica disso tudo foi perceber que ela está renascendo mesmo tendo sido podada, abatida, ferida! Ela está brotando sabe-se lá como e logo deve voltar a ostentar a tua beleza e oferecer uma agradável sobra até mesmo àquele que a feriu.

Às vezes a vida tira tudo que a gente tem. Nossos planos, sonhos, conquistas e muitas vezes até a saúde.
Mas o que há em nós, no âmago de nosso ser, é a essência. E essa raiz só morre se você não tiver resiliência e, primacialmente, fé em Deus.

Se o mundo tirou tudo de você, seja como essa árvore. Cale-se, sinta, até chore, mas espere o momento certo para reflorescer e voltar dar frutos. E se preciso for, oferecer ajuda a quem um dia tentou te destruir.
Seja o bem que você espera receber de alguém. Seja o amor que você quer receber de Deus!

Seja luz!

Related Posts