Bahia: Estudantes de Araci ganham prêmio nacional por criação de luvas à base do Sisal

Bahia: Estudantes de Araci ganham prêmio nacional por criação de luvas à base do Sisal

Estudantes de Araci ganham prêmio nacional por criação de luvas à base do Sisal

Um grupo formado por cinco estudantes do 1º ano do curso técnico de nível médio em Análises Clínica, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Sisal II, localizado no município de Araci, conquistou o prêmio de Júri Popular, na nona edição do Programa de Sustentabilidade e Tecnologia Solves For Tomorrow Brasil (Respostas para o amanhã), promovido pela empresa Samsung. Trata-se de uma iniciativa global, que estimula estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a identificar problemas reais e desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia. A premiação, que contou com dez equipes finalistas, foi realizada nesta terça-feira (22), em São Paulo.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

A equipe, formada por Isabel Oliveira, 16, Maria Isabella Moura, 15, Sarah Cruz, 15, Adrielle Pietra Santana, 15, e Luan Santiago, 15, foi a única representante da Bahia. Os estudantes concorreram com o projeto ‘Produção de luvas a partir do bioplástico produzido através do Sisal (Agave Sisalana)’, sob a orientação da professora Pachiele Cabral.

Para a estudante Sarah Cruz, participar do programa foi uma experiência única. “Foi um mix de conhecimento e aprendizado. É muito incrível saber que tivemos o apoio da população e que, realmente, as pessoas se interessaram pela nossa causa. Isso fez com que todo o nosso esforço valesse a pena e nos deu gás para que avançássemos cada vez mais”, disse. Já Adrielle Pietra Santana agradeceu pelo apoio obtido. “Sou muito grata às pessoas que nos ajudaram votando no nosso projeto. Todo o esforço que tivemos, durante esse tempo, valeu a pena. Vamos para frente continuando a fazer ciência”.

Alunos da rede estadual de Araci concorrem a prêmio nacional com projeto de luvas de bioplástico de sisal
Foto: Rafael Martins GOVBA

Segundo a orientadora Pachiele Cabral, participar de todo o processo proporcionado pela Samsung foi de um crescimento e aprendizado muito significativo para a equipe. “São alunos do 1º ano e que tinham acabado de começar as suas vidas na iniciação científica. A melhor parte foi ouvir dos professores e pais o quanto eles melhoraram os seus desempenhos. Terem sido premiados demonstrou para eles próprios que todo o esforço valeu a pena. É muito gratificante ver o protagonismo dos alunos”, comentou.

Como prêmio, os estudantes ganharam tablets e fones de ouvido. A unidade escolar foi contemplada com um tablet, um notebook e uma TV. Já a professora orientadora ganhou um tablet, um notebook e um fone de ouvido e o diretor do Cetep, um tablet. A partir de um roteiro promovido pelo programa, os participantes fizeram um tour pelo centro histórico da capital paulista; visitaram os museus de Arte de São Paulo (MASP) e o de Arte Contemporânea (MAP) e conheceram o Parque Ibirapuera.

Fonte: Ascom/SEC